O conflito faz parte de nosso dia a dia, tanto o nosso conflito pessoal interno, como os conflitos externos com outras pessoas, originados de nossos relacionamentos familiares, de trabalho, na escola, na comunidade, na faculdade e demais ambientes que frequentamos.
Normalmente encaramos o conflito como algo ruim, desgastante, que só poderá ser resolvido por meio de discussões, brigas, desentendimentos e na maioria das vezes recorrendo ao Judiciário para solucioná-los.
Mas, aos poucos a sociedade vem mudando e várias formas de solucionar os conflitos foram surgindo, entre elas os métodos de resolução pacifica de conflitos, podendo destacar entre eles: a negociação, a conciliação e a mediação.
A mediação de conflitos como método formal para resolver ou solucionar controvérsias, difundiu-se a partir da década de 60, nos Estados Unidos, sendo já utilizado informalmente pelos seres humanos há muito tempo, com a intervenção de uma terceira pessoa para ajudar na negociação de interesses. Este método é muito comum no Direito, já que junto com a arbitragem e a conciliação, tornou-se uma forma alternativa de resolver impasses, em que os envolvidos chegam a um acordo mútuo que satisfaça suas necessidades.
Podemos utilizar a mediação em diversas esferas e entre elas podemos citar a Mediação no âmbito educacional, aonde iremos nos ater neste momento.
A mediação de conflitos escolares pretende contribuir para uma convivência mais harmônica, saudável, pautada no dialogo e na comunicação não violenta.
As técnicas e ferramentas utilizadas auxiliam na construção do diálogo e na negociação de tomada de decisões, visando relações interpessoais mais confortáveis e duradouras, restabelecendo os vínculos e revelando os reais interesses das partes envolvidas.
O objetivo do uso da mediação na resolução de conflitos escolares é fornecer à escola as ferramentas e alternativas para evitar que situações problemáticas do cotidiano se desenvolvam e atinjam um nível maior de violência.
O uso de técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade das relações entre os principais “atores” do ambiente escolar: entre eles os professores, alunos, pais, funcionários e diretores, melhorando desta forma o “clima escolar”.
Consequentemente haverá uma diminuição da violência, do vandalismo, da evasão escolar e do bullying.
Trará uma melhora nas relações entre os alunos, propiciando melhores condições para o bom desenvolvimento da aula, estimulando o autoconhecimento e o pensamento crítico, uma vez que o aluno é chamado a fazer parte da solução do conflito com autonomia, empatia e tolerância.
Estas praticas quando bem aplicadas no ambiente escolar serão incorporadas e farão parte do patrimônio pessoal destas crianças e jovens ao chegarem na idade adulta.
Penso que a mediação de conflitos no âmbito escolar é uma potente e viável ferramenta para solucionar e prevenir a evasão escolar, as brigas, os desentendimentos, os crimes e a violência, sendo também uma eficiente forma de prevenção e de combate ao “bullying”!
Normalmente encaramos o conflito como algo ruim, desgastante, que só poderá ser resolvido por meio de discussões, brigas, desentendimentos e na maioria das vezes recorrendo ao Judiciário para solucioná-los.
Mas, aos poucos a sociedade vem mudando e várias formas de solucionar os conflitos foram surgindo, entre elas os métodos de resolução pacifica de conflitos, podendo destacar entre eles: a negociação, a conciliação e a mediação.
A mediação de conflitos como método formal para resolver ou solucionar controvérsias, difundiu-se a partir da década de 60, nos Estados Unidos, sendo já utilizado informalmente pelos seres humanos há muito tempo, com a intervenção de uma terceira pessoa para ajudar na negociação de interesses. Este método é muito comum no Direito, já que junto com a arbitragem e a conciliação, tornou-se uma forma alternativa de resolver impasses, em que os envolvidos chegam a um acordo mútuo que satisfaça suas necessidades.
Podemos utilizar a mediação em diversas esferas e entre elas podemos citar a Mediação no âmbito educacional, aonde iremos nos ater neste momento.
A mediação de conflitos escolares pretende contribuir para uma convivência mais harmônica, saudável, pautada no dialogo e na comunicação não violenta.
As técnicas e ferramentas utilizadas auxiliam na construção do diálogo e na negociação de tomada de decisões, visando relações interpessoais mais confortáveis e duradouras, restabelecendo os vínculos e revelando os reais interesses das partes envolvidas.
O objetivo do uso da mediação na resolução de conflitos escolares é fornecer à escola as ferramentas e alternativas para evitar que situações problemáticas do cotidiano se desenvolvam e atinjam um nível maior de violência.
O uso de técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade das relações entre os principais “atores” do ambiente escolar: entre eles os professores, alunos, pais, funcionários e diretores, melhorando desta forma o “clima escolar”.
Consequentemente haverá uma diminuição da violência, do vandalismo, da evasão escolar e do bullying.
Trará uma melhora nas relações entre os alunos, propiciando melhores condições para o bom desenvolvimento da aula, estimulando o autoconhecimento e o pensamento crítico, uma vez que o aluno é chamado a fazer parte da solução do conflito com autonomia, empatia e tolerância.
Estas praticas quando bem aplicadas no ambiente escolar serão incorporadas e farão parte do patrimônio pessoal destas crianças e jovens ao chegarem na idade adulta.
Penso que a mediação de conflitos no âmbito escolar é uma potente e viável ferramenta para solucionar e prevenir a evasão escolar, as brigas, os desentendimentos, os crimes e a violência, sendo também uma eficiente forma de prevenção e de combate ao “bullying”!